quarta-feira, 28 de setembro de 2011

1ª sessão RTEC 2011/2012

Hoje dia 28 de setembro de 2011 teve lugar a 1ª sessão RTEC do ano letivo 2011/2012 e a 56ª sessão RTEC desde que o projeto nasceu a 24 de novembro de 2009.
Este 3º ano letivo do projeto RTEC espera-se ainda maior adesão por parte de alunos e maior variedade de projetos, sempre incutindo nos alunos uma cultura de participar em encontros/palestras/conferências científicas como participantes e não só como meros espetadores.
As sessões RTEC deste ano letivo vão decorrer na sala 1B8 e, quando necessário, num laboratório disponível e/ou no exterior, devidamente autorizados pelos encarregados de educação.
O horário de funcionamento será das 13h40 às 15h10 na sala já indicada com o professor Sérgio Leal e das 15h30 às 17h os alunos podem dirigir-se à sala de estudo e continuar a trabalhar nos projetos com a professora Maria de Lurdes Poças.
Inúmeras foram as ideias de projetos discutidos entre os coordenadores do RTEC e dados a conhecer aos alunos nesta sessão, sendo os mesmos divulgados à medida que tiverem início.
Podemos desde já adiantar que abrangem tecnologia sempre e podem ser de carácter científico e/ou ambiental e/ou solidário.
Foi ainda decidido criar uma conta RTEC no Facebook e no Twitter para ajudar na divulgação e foram discutidos dois possíveis encontros onde os alunos poderão mostrar os seus projetos.
Dado que na próxima quarta-feira é dia feriado o RTEC regressa a 12 de outubro. Até lá.

domingo, 25 de setembro de 2011

Teste esta pequena brincadeira de carácter científico

Aceda a http://mrdoob.com/projects/chromeexperiments/google_gravity/ e veja o que acontece (aceda ao sítio eletrónico com o Google Chrome). É a ação da gravidade a fazer das suas. :)
De seguida faça uma pesquisa como se estivesse num normal motor de pesquisa e divirta-se.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nova temporada RTEC 2011/2012

Como não poderia deixar de ser, eis que inicia uma nova temporada letiva RTEC. 
Uma primeira novidade é que os post serão escritos já de acordo com o novo acordo ortográfico, para acompanhar a tendência. Outra novidade é que a responsabilidade ambiental estará associada ao RTEC, embora se continue a publicar o blogue Ambiente na ESPAV, como exemplo temos já a ESPAV inscrita no Projeto ECOpilhas.
É exatamente neste dia 23 de setembro que se comemora a Noite dos Investigadores e são vários os programas gratuitos. Veja, por exemplo, o programa do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Espero que consiga aproveitar.
Desde 23 de junho que o blogue não possui entradas mas muito se passou desde então a nível de divulgação científica e que poderá acompanhar de novo com a atualização do blogue RTEC. Algo que não muda é o conceito do Projeto RTEC e por isso mesmo as sessões RTEC para 2011/2012 terão início na próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, em sala ainda a definir, mas espera-se que continue nas mesmas salas 1B8 e 1B2.
As sessões semanais decorrem então às quartas-feiras das 13h40 às 15h10 nas salas indicadas anteriormente (salvo aviso contrário) com o professor Sérgio Leal e na sala de estudo OA12 das 15h30 às 17h com a professora Mria de Lurdes Poças.
Mais uma vez alargamos o horário para que qualquer aluno(a) tenha a possibilidade de participar no Projeto RTEC, que continua a ser um Projeto voluntário onde os alunos participam em projetos selecionados por eles mesmos, orientados por dois professores de Física e Química.
Este ano irá de novo promover-se uma viagem científica e que os alunos participem em Encontros Nacionais com os projetos que vão desenvolvendo.
Acompanhem-nos e sigam o nosso blogue para se colocar a par das novidades.